28 junho

Necessidade de segurança em projetos

foto restaurada

Segurança é uma preocupação não só no Brasil, mas no mundo todo. Atualmente, quando se projeta um empreendimento, deve se ter uma preocupação com a parte técnica, estética, comercial, financeira, produtiva, logística, recursos humanos e marketing, mas também precisa ter em mente a segurança empresarial.

A preocupação com segurança é inerente a cada negócio ou empreendimento, privado ou público. Seja um shopping ou uma indústria, uma escola, clube, um condomínio comercial ou residencial. Todos os edifícios têm seus próprios problemas de segurança, assim como acontece em bancos, supermercados, hospitais e em outros tipos de organização especializada.

Com isto, o trabalho do profissional que projeta empreendimentos se torna complexo. Além da estética, legislação e uso dos edifícios/construções, é necessário o enfoque na segurança empresarial em aspectos como:

• Proteção à vida e integridade física das pessoas;

• Proteção à propriedade;

• Restauração das atividades normais em caso de sinistro;

• Segurança das informações da empresa, ou seja, bancos de dados e sistemas informatizados;

• Cuidado com os documentos, pensando na parte legal e no sigilo industrial.

É muito importante também que a área de segurança participe do projeto desde o início até a elaboração das plantas em papel, a segurança deve ser pensada previamente e não apenas depois de tudo pronto. Alguns profissionais, em especial, devem ser consultados e participar da elaboração dos planos, entre estes os responsáveis pela distribuição física e ocupacional.

A ideia é determinar a metragem, equipamentos e instalações necessárias para abrigar a estrutura de segurança.

Fonte: Fórum da Construção.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Copyright (C) 2012 Blog do Pré-fabricado Pré-fabricados Matpar
Mais Empresas Marketing Digital